3.1. PROJECTS THAT WERE NEVER SEEN ON PUBLIC


3.1.1 THE PROJECT TEMPLATES

SOME IDEAS TO A SERIES OF POSTERS ABOUT THE ART ESTABLISHMENT

THIS WORKS WERE MADE IN 2017





(PRINTS ON HEAVY WEIGHT PAPER AROUND 70 CM EACH)


3.1.2 FOLHA DE PAPEL MILIMÉTRICO CANSON
Linhas de coser de diferentes espessuras, alfinetes, instruções de montagem. 

Réplica duma folha de papel milimétrico á escala 1/10.
Peça ensaiada no atelier em 2017.







Detalhe.



3.1.3 INSTALAÇÕES DE VIDEO NUNCA APRESENTADAS 
(a maior parte concebidas em 2021 - apresentadas apenas em formato de simulação da instalação)



Claustrofobia
Video Mapping Piece Simulation With Sound
2021
Cubo e Projecção de Vídeo.




Vertigo (Vertigo 1)
Video Projection On Circular Screen Simulation
2020
Video HD 720P, color, silent, loop




Nausea (Video Projection Simulation)
Video Projection on leaned screen.
2021
Video HD 720P, color, sound, loop




The Floating Stone
2021
(video installation simulation)




Mirage (projection simulation)
2021
Video HD 720P, color, sound, loop




REFLEX (INSTALLATION SIMULATION)
Simulação de projecção de vídeo sobre placa para telhado de zinco colocada no chão.
2021
Video HD 720P, color, sound, loop.




Earthquake
2021
Video HD 720P, color, sound, loop




Climbing A Tree
2021




Avalanche
2021
(Installation simulation
)




Breaking Tv (Video on monitor simulation)
2021
DV Pal, color sound, loop




I'll Be Your Mirror
2021
installation simulation for 2 different televisions




Insomnia
2017
Insomnia claims for Andy Warhol's Screen Test nº 3 featuring Edie Sedgwick.




PROJECT ART POWER




SEVEN QUOTES FROM VITO ACCONCI THAT CAN BE ADDRESSED TO A CURATOR (WRITTEN IN A LAWRENCE WEINER STYLE)

2017. Vinil aplicado na parede. 340x250cm

Esta peça baseia-se na citação de sete frases contidas numa composição musical da autoria de Vito Acconci intitulada “Ten Packed Minutes”, de 1974, em que autor utiliza uma série de colagens de excertos de música, gravações diversas e a sua própria voz no processo de criação duma peça sonora. As frases ditas pelo próprio Acconci remetem para uma comunicação directa com um possível interlocutor. O texto utiliza sempre a segunda pessoa, facto que neste caso poderá ser interpretado como uma comunicação do artista dirigida ao curador (o que é aliás sugerido no próprio título da peça). A utilização do calão e da ofensa directa (de certa forma violenta) é usada na peça como forma de ironia subverssirva e introduz um sentido provocativo que é indicativo da relação tensa entre a figura do artista e do curador que é reflectida ao longo da expsoição.

Com este enunciado de comunicação endereçada directamente a um interlocutor, também pode ser interpretada como mensagem de provocação ao próprio espectador (caso seja vista dissociada do seu título). Para o espectador ocasional que não aprofunde a interpretação da obra torna-se numa violenta provocação verbal – nesse sentido obriga o espectador a aprofundar o sentido da peça.

A solução gráfica encontrada para o texto remete de forma óbvia para as peças de texto de Lawrence Weiner introduzindo, através de uma apropriação estílistica, um segundo nível de curadoria – a do próprio artista que replicando obras de outros artistas cria uma segunda camada de discurso que se sobrepõe ao discurso do artista em que se baseia. Da mesma forma que o curador cria um discurso sobre as obras seleccionadas/apropriadas também esta peça introduz um novo discurso que se torna prevalecente. A aparência confirma a relação com o Weiner mas o texto provocador distorce intencional e abusivamente o tipo de abordagem à linguagem existente nas peças de Weiner.



/NEXT︎︎︎


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