︎︎︎


BIOGRAFIA RESUMIDA


Rui Valério nasceu em Lisboa em 1969. Vive e trabalha em Lisboa.
desenvolve um percurso artístico com regularidade desde 1996.

Concluiu o curso geral da Escola António Arroio, frequentou durante um ano o curso de pintura do ARCO e um curso de Animação na Fundação Calouste Gulbenkian antes de ter ingressado na licenciatura em Belas Artes na Escola Superior de Belas Artes -  Pintura que concluiu em 1998, terminou o Mestrado em Artes Visuais Intermédia no D.A.V.D. da Universidade de Évora em 2008 e obteve o grau de Doutor em Belas Artes - Multimédia em 2016 na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Durante os anos 90 colaborou em diversos projectos musicais de carácter experimental. GARY COOPER ARMSTRONG foi o primeiro projecto cuja formação sempre foi bastante versátil, com formações bastante variáveis e por vezes com produção musical a solo.

Faz parte do colectivo TONE SCIENTISTS em colaboração com Rui Toscano e foi membro co-fundador do colectivo DUB VIDEO CONNECTION, com quem trabalhou entre 1997 e 2001 na área da manipulação de imagem em tempo real ou VJing.

Participou em exposições colectivas das quais se destacam: “Anatomias Contemporâneas”, Fundição de Oeiras, Oeiras, 1997; “O Império Contra Ataca”, ZDB, Lisboa 1998; “7/10”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2001; ‘Expect the World,’ Parkhaus Treptow, Berlim, 2002 e ‘Where Are You From?’, Faulconer Gallery, Grinnell, Iowa, 2008. Realizou diversas exposições individuais das quais de destacam: “Historia De La Musica Rock”, CAMJAP, Lisboa, 2003; “LP”, Appleton Square, Lisboa, 2007, “Remix”, Marz Gallery, Lisboa 2011, “Sabotage” na galeria Graça Brandão, 2013 e “Sonatas And Interludes” na Kubik Gallery no Porto.
Está representado em diversas colecções privadas, na colecção CAMJAP, na colecção do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, na Colecção Fundação Miguel Rios, na Colecção PCR / MAAT e na Colecção de Serralves / EDP.

Lecciona no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora desde 2001 onde é Professor Auxiliar com exclusividade e contracto por tempo indeterminado.


Entre 2018 e 2022 dedicou-se compulsivamente à produção de música - em formato de canção que publicou informalmente em formato unicamente digital, na plataforma BANDCAMP, em nome de 3 projectos distintos nos quais é o único interveniente e assume todas os aspectos desde a composição à produção sonora incluindo identidade visual.
THE AMAZING VALERIAN ORCHESTRA é cantado em inglês. GARRA e FALO ETÉREO são cantados em Português.