︎︎︎


A WALL OF LIGHT TO SOUND


2001. 100 lâmpadas fluorescentes, 10 cabos jack, amplificação de som, nord micro modular. 250x350 cm.

.


Uma parede com um dos lados (o lado oposto entrada do espaço de exposição) é coberta com 100 lâmpadas florescentes munidas de arrancadores desadequados. As lâmpadas, por efeito dos arrancadores, não estabilizam a luz, acendendo e apagando sucessivamente num ritmo rápido, aleatório e inconstante.




A luz intermitente das 100 lâmpadas produzem um ru do característico do funcionamento do arrancador, que é captado pelos cabos jack colocados estrategicamente e é enviado para uma mesa de mistura onde é posteriormente amplificado e processado, resultando numa orquestra de ruídos de electricidade.
A peça resulta numa experiência intensa de flashes de luz forte e rápida que vai sendo emitida por cada uma das 100 lâmpadas distribuídas pela superfície da parede, em sincronia com o ruído intenso criado pela acumulação dos vários arrancadores a funcionarem em simultâneo à medida que vão estimulando a emissão da luz a cada momento.
O funcionamento deste circuito prolonga-se infinitamente durante a exibição mas também se vai atenuando ao fim dum longo período de exposição pela lenta avaria das lâmpadas submetidas a este processo. Passado mais de um mês as lâmpadas ‘cansadas’ vão emitindo cada vez menos luz e a estimulação dos arrancadores vai sendo cada vez mais esporádica.