2.0  MUSIC MAKING

Desde o final dos anos 90 fiz uma série de experiências e participei em alguns projectos musicais, como sejam os GARY COOPER ARMSTRONG e os TONE SCIENTISTS. Estes projectos tiveram formações variadas e realizaram poucos concertos de forma irregular ou mesmo ocasional. Ainda assim os TONE SCIENTISTS tiveram a oportunidade de editar um EP 10’ correspondente a um concerto na Galeria Quadrum.
Mas foi a partir de 2018 que comecei a publicar a solo e muito regularmente música POP num sentido lato sob o nome de três projectos distintos: RV STEREOPHONIC RECORDING A.K.A. THE AMAZING VALERIAN ORCHESTA; GARRA e FALO ETÉREO. O primeiro projecto que mencionei é incomparavelmente aquele em que mais publicações fiz. É quase sempre um projecto em que exploro o formato de canção e sempre cantadas em Inglês embora também existam albuns com abordagens somente instrumentais dentro deste mesmo projecto. GARRA e FALO ETÉREO são igualmente projectos que se concentram na produção de canções e, neste caso, cantados sempre em português. Estes dois últimos projectos derivam frequentemente para um terreno mas próximo do Hip Hop.
A minha abordagem ao formato de canção é difícil de colocar numa prateleira e é bastante variável apesar de não se desviar muito do espírito e tradição do formato de canção Pop-Rock-Arty.
O processo de composição musical raramente recorre a instrumentos reais, sendo muito mais baseado na utilização de samplers e instrumentos electrónicos virtuais. Pode-se considerar que a ideia de colagem é quase sempre o que estrutura a componente instrumental das canções e as vocalizações quase sempre também da minha inteira responsabilidade são frequentemente sujeitas a modificações e efeitos que as ajudam a tornar dificeis de catalogar ou pelo menos produzem uma variedade significativa de registos.
As letras por vezes são cuidadas abordando uma grande variedade de temáticas, mas maioritariamente podem-se considerar de cariz auto-biográfico. Outras vezs a letra da canção é apenas um pretexto para a existência da voz na canção e são descuidadas ou assumidamente non sense.
93 discos de longa duração, só nos THE AMAZING VALERIAN ORCHESTA, quase todos produzidos nos últimos 3 anos pode-se considerar um ritmo de produção alucinante, mesmo quase doentio e reflecte a filosofia de publicar tudo o que produzo sem grande exigência de qualidade. Isto coloca a fasquia de qualidade e interesse dos discos que edito num nível muito variável.
Sem dúvida que as colectâneas que vou editando são os discos mais consistentes e selectos, Juntamente com alguns discos mais interessantes e cuidados que irei referir numa lista que estará acessível na página seguinte.
Assumo todos os processos da produção musical, incluíndo a masterização e o desenho das capas de todos os discos.
Antes deste período de avalanche de produção musical foram esporádicas e pontuais as minhas experiências no campo da produção musical, tendo sido durante muitoos anos a produção de arte a actividade a que me dedicava, neste momento pode-se considerar que houve um processo de substtuição da minha actividade criativa que foi ocupado pela produção musical.
Não me considero um músico nem munca tive qualquer tipo de formação nesta àrea mas a quantidade de produção que já assinei já me coloca num estatuto dum autor de música com uma identidade e percurso invulgar e singular.
A publicação oficial de discos ainda nem sequer foi algo que eu procurasse e continuo a lidar com a minha produção sonora num completo autismo em relação a qualquer tipo de tentativa de conquistar um público. Mas telvez esse momentoainda chegue um dia, assim como a oportunidade de gravar um disco com músicos convidados num estúdio profissional, por enquanto é apenas um fluxo obcessivo de experiências em forma de canções que me faz mover - o fazer pelo prazer do próprio fazer.



RV STEREOPHONIC RECORDING A.K.A THE AMAZING VALERIAN ORCHESTA



GARRA



FALO ETÉREO




/NEXT︎︎︎


  
 GO TO RUI VALÉRIO’S WEB SITE HOMEPAGE ︎  

OR IF YOU RATHER TALK TO HIM THAN TRY ONE OF THESE:

rruuiivvaalleerriioo@gmail.com
 
+351 96 621 77 94


︎