Copyright 2007-2012
Built with Indexhibit

http://ruivalerio.com/files/gimgs/th-195_80581239.jpg
click on the image to see the video interview about the exhibition sabotage


RUI VALÉRIO | ARTISTA DO MÊS

04/11/2013

Rui Valério (1969, Lisboa, Portugal) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e tem um Mestrado em Artes Visuais – Intermédia pela Universidade de Évora. É professor do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, desde 2002. A concluir, o doutoramento em Belas-Artes na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Valério trabalha e expõe com regularidade, desde 1997. Durante os anos 90, colaborou em diversos projectos musicais de carácter experimental. Faz parte do colectivo Tone Scientists em colaboração com Rui Toscano. Fez parte do colectivo Dub Video Connection, entre 1997 e 2001, na área da manipulação da imagem em tempo real ou VJing.

O cruzamento com o universo da música ou a utilização do som (audível ou sugerido) é uma das características mais evidentes da obra que tem desenvolvido. A condição de instalação, a luz, o vídeo, a pintura, a escultura e o movimento são meios frequentemente explorados para desenvolver uma obra que procura um cruzamento entre as tradições das artes visuais e da música contemporânea combinadas com referências à cultura popular e experiências autobiográficas.

Participou em várias exposições colectivas e individuais. Está representado em diversas colecções privadas e na colecção do CAMJAP.

Esteve patente, entre Setembro e Outubro, na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, a sua mais recente exposição: ‘Sabotage'.


Rui Valério Artista do Mês - Artigo e entrevista vídeo da revista on-line Contemporânea sobre a exposição SABOTAGE, Galeria Graça Brandão, 2013. Produzido por Celina Brás.
https://makingarthappen.com/2013/11/04/rui-valerio-artista-do-mes-novembro-13/