Copyright 2007-2012
Built with Indexhibit

http://ruivalerio.com/files/gimgs/th-253_me at serralves.jpg

Rui Valério / Rui Jorge Valério da Silva Neves Ferreira

Professor Auxiliar / Artista / Investigador
Doutorado em Belas Artes - Multimédia

Docente com exclusividade no Departamento de Artes Visuais da Universidade de √Čvora, √Čvora.
Membro Integrado e Investigador Principal no Centro de Investiga√ß√£o C.H.A.I.A, √Čvora.

Outros cargos que exerce actualmente na Universidade de √Čvora:
Director do Curso de Doutoramento em Artes Visuais do D.A.V.D.
Coordenador da Linha de Investigação em Artes Visuais do C.H.A.I.A.
Membro da Comissão Executiva e Acompanhamento do Mestrado em Práticas Artísticas
Membro da Comiss√£o Executiva e Acompanhamento da Licenciatura em Artes Visuais - Multimedia



download phd thesis / descarregar tese de doutoramento

REMIX-SABOTAGE:
Apropria√ß√£o, Transforma√ß√£o e o ‚ÄėUso das Formas‚Äô na Hist√≥ria das Imagens e do Som.

PHD Thesis Supervised by Professor Maria Jo√£o Gamito /
Tese de Doutoramento Orientada pela Professora Catedr√°tica Maria Jo√£o Gamito
Scientific Field: Fine Arts - Multimedia /
√Ārea Cient√≠fica: Belas Artes - Multim√©dia
University: F.B.A.U.L. (Lisbon University Fine Arts Faculty) /
Instituição: F.B.A.U.L. (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)
Degree Recognition: 2016 /
Obtenção de Grau: 2016


RESUMO

Remix e Sabotage s√£o os t√≠tulos de duas exposi√ß√Ķes individuais que refletem o resultado artistico do projeto te√≥rico e pr√°tico concebido e concretizado no √Ęmbito do doutoramento e incluem um amplo conjunto de pe√ßas realizadas no decorrer deste ciclo de estudos.
Neste projeto utilizei estrat√©gias conceptuais que derivam da no√ß√£o de apropria√ß√£o e apliquei-as, visando a interpreta√ß√£o e a transforma√ß√£o de ‚Äėobjetos‚Äô que pertencem ao vasto campo da produ√ß√£o cultural nos dom√≠nios da cultura erudita e popular e da hist√≥ria das imagens e do som.
Esta tese também é uma procura de enquadramento histórico e teórico para dois pilares fundamentais do meu processo de produção artística: o uso do som e o uso das estratégias de apropriação e converge na proposta do conceito operativo Remix. Chego a este conceito através da revisão de alguns percursos artísticos onde estão presentes a relação entre arte e som (Russolo, Cage, Marclay, etc.) ou a utilização da apropriação (desde Duchamp até à constatação da sua tranversalidade a partir dos anos 90).
No campo das artes visuais a apropriação obedece a uma reflexão teórica específca, inicia-se esta análise com autores como Goodman, seguindo para outros mais recentes como Bourriaud ou Navas. No campo do som a apropriação é bastante mais descomprometida e aceite como decorrente da experimentação exemplificada por fenómenos como o dub e o deejaying.
Remix apresenta-se como um conceito operativo resultante nas opera√ß√Ķes de apropria√ß√£o, evoca√ß√£o, interpreta√ß√£o, cita√ß√£o, encena√ß√£o e representa√ß√£o, que traduz a vontade de conciliar as esferas da m√ļsica e das artes visuais e que se tenta encontrar numa rela√ß√£o dial√©tica com os discursos te√≥ricos atuais. Na metodologia desta tese a pr√°tica precede a teoria e a investiga√ß√£o art√≠stica precede a conce√ß√£o pr√°tica. A reflex√£o e processo de escrita tornam-se um lugar de negocia√ß√£o entre a descoberta de afinidades conceituais e a identifica√ß√£o de discord√Ęncias dentro da produ√ß√£o te√≥rica que enquadra as tem√°ticas identificadas.

Palavras-Chave: Apropria√ß√£o - Originalidade - Remix ‚Äď Artes Visuais ‚Äď Som


ABSTRACT (reviewed)

'Remix' and 'Sabotage' - titles of two solo exhibitions conceived during the phd period of time represents the artistic result of this thesis - a large number of artworks, conceived under a common operational and conceptual frame. The continuous flow of that framework simultaneously establishes the thematic range of this PHD and a consistence to the artistic production process. In this project I have used a subtle, conceptual based, balance between copy and transformation strategies and applied it to identified reference objects, much of them works of art, broadening the notion of appropriation from that careful selection of 'objects' that belong to the vast archive of both erudite and popular culture and to the history of sound and images. This thesis also seeks an historical and theoretical frame for the two main themes in this artistic process: not only the use but also the reference to sound and music with the use of appropriation strategies. That combination converges into a proposal of an operational concept identified as: Remix. I come to this concept through the study/research of some artistic movements and experiences that combine art and sound (Russolo, Cage Marclay, etc.) and the use of appropriation (since Duchamp to its ubiquity since the 90's). In the visual arts, appropriation belongs to a specific theoretical frame, starting with Goodman and later developed by recent authors like Navas or Bourriaud. In the music field, appropriation is understood as a result of a much less theoretical approach as Dub music produced in the Jamaican studios or the much more recent deejaying phenomena clearly demonstrate. Remix operational concept presents itself through the operations of appropriation, evocation, interpretation, quoting, reenactment and representation, and come from a dialectic relation between music and visual arts combined with today's theoretical speeches. In this thesis methodology, practice precedes theory and artistic investigation precedes art practice. The reflection and writing comes from a negotiation process pointing affinities and discordances in the theoretical production that frame this issues.

Keywords: Appropriation - Originality - Remix ‚Äď Visual Arts ‚Äď Sound


download 'art power' project / descarregar projecto 'art power'

Candidatura para Projecto de Investigação Artística / Application for an Artistic Research Project

Linha de investigação: Projecto de investigação artística
Autoria: Rui Valério
T√≠tulo do projecto:‚ÄúART POWER‚ÄĚ

Objectivos

1.produção de obras de arte
2.montagem e exibição de uma exposição individual com a participação de um comissário
3.promo√ß√£o e divulga√ß√£o p√ļblica da exposi√ß√£o nos canais da universidade mas tamb√©m em canais de comunica√ß√£o exteriores √† universidade
4.produção e publicação de um catálogo relativo à exposição
5.enquadramento reflexivo das obras e do contexto teórico que as enquadra
5.1 como resultado deste processo eventual publicação de artigos
6.eventual ciclo de confer√™ncias p√ļblicas posteriores √† inaugura√ß√£o da exposi√ß√£o
7.eventual publicação das actas do ciclo de conferências

(Evidentemente que se os objectivos que proponho contarem com o apoio do Centro de Investiga√ß√£o e da Universidade ‚Äď em todos os momentos enunciados ser√° expl√≠cito e anunciado esse apoio).

Descrição

Projecto para exposi√ß√£o individual comissariada em espa√ßo p√ļblico n√£o comercial, publica√ß√£o de um cat√°logo sobre a exposi√ß√£o com a eventual participa√ß√£o de elementos externos convidados (ainda n√£o definidos), para al√©m da participa√ß√£o activa do curador.
Eventualmente tamb√©m poder√° ser promovido um pequeno ciclo de confer√™ncias decorrente da tem√°tica do projecto que n√£o s√≥ envolve quest√Ķes relacionadas com a reinterpreta√ß√£o de patrim√≥nio art√≠stico como a rela√ß√£o entre o artista e o curador nos processos que determinam a exist√™ncia p√ļblica da Obra de Arte e a sua constante reencena√ß√£o (para que haja um ciclo de confer√™ncias √© essencial que este envolva convidados com um protagonismo inquestion√°vel nos campos da curadoria, da teoria da arte, artistas e investigadores acad√©micos que tenham produ√ß√£o dentro desta √°rea).
O projecto tamb√©m reflecte sobre a interven√ß√£o activa do curador em qualquer momento de exist√™ncia p√ļblica da obra do artista e do estabelecimento de diferentes rela√ß√Ķes e contextualiza√ß√Ķes de todo o patrim√≥nio art√≠stico material. Este novo agente com crescente protagonismo, constantemente cria novas leituras da hist√≥ria da arte. Dependendo da natureza da obra e sobretudo se pensarmos no per√≠odo contempor√Ęneo, a sua apresenta√ß√£o/encena√ß√£o, assim como a sua contextualiza√ß√£o, por vezes, √© bastante transformadora da pr√≥pria obra do artista. Esta quest√£o ganha uma dimens√£o ainda mais significativa se pensarmos na obra de natureza digital ‚Äď tanto sob os pontos de vista da teoria, como da tecnologia, este tipo de obra inevitavelmente cria novos desafios sob o ponto de vista da sua conserva√ß√£o e apresenta√ß√£o e √© sem d√ļvida permanente problematizada a possibilidade t√©cnica de preservar a sua identidade original, na medida em que os pr√≥prios dispositivos de que depende a sua apresenta√ß√£o est√£o em permanente evolu√ß√£o, alterando significativamente a sua natureza formal.
A rela√ß√£o entre o artista e o curador nos processos de exist√™ncia vis√≠vel da obra e a influ√™ncia de ambos no constante reequacionamento dum patrim√≥nio ‚Äď que neste caso √© a subst√Ęncia da pr√≥pria hist√≥ria da arte ‚Äď as obras ser√£o reflectidos num processo de investiga√ß√£o e produ√ß√£o art√≠stica que ele pr√≥prio √© resultado de uma rela√ß√£o din√Ęmica com o curador ‚Äď dado que todo este projecto encontra ou refor√ßa o seu sentido no facto da exposi√ß√£o ser comissariada.
O principal foco da ideia de patrim√≥nio art√≠stico refere-se √†s pr√≥prias obras de arte ‚Äď a hist√≥ria da arte ‚Äď patrim√≥nio material, mas n√£o edificado ‚Äď as quest√Ķes relacionadas com patrim√≥nio edificado n√£o s√£o consideradas pertinentes neste √Ęmbito, dado que constituiria um elemento de dispers√£o no projecto e um desvio do seu foco).


"ART POWER" - artistic research project for CHAIA

Main Goals

1. production of works of art
2. assembly and exhibition of an individual exhibition with the participation of a commissioner
3. promotion and public disclosure of the exhibition in the university channels but also in communication channels outside the university
4. production and publication of a catalog relating to the
5. Reflective framework of the works and the theoretical context that frames them
5.1 as a result of this process eventual publication of articles
6. possible cycle of public conferences after the inauguration of the exhibition
7. possible publication of conference proceedings

(Of course, if the objectives I propose have the support of the Research Center and the University - at all times it will be explicit and announced this support).


Description

Public exhibition of a non-commercial public exhibition, publication of a catalog about the exhibition with the possible participation of external invited guests (not yet defined), besides the active participation of the curator.
Eventually, a small series of lectures on the theme of the project may be promoted, which not only involves questions related to the reinterpretation of artistic heritage, but also the relationship between the artist and the curator in the processes that determine the public existence of the Work of Art and its constant re-enactment (in order for a conference cycle to take place, it is essential that it involves guests with unquestionable prominence in the fields of curatorship, art theory, artists and academic researchers who have production within this area).
The project also reflects on the active intervention of the curator at any time of public existence of the artist's work and the establishment of different relationships and contextualizations of all material artistic heritage. This new agent - a growing protagonist, constantly creates new readings of the history of art. Depending on the nature of the work and especially if we think about the contemporary period, its presentation / staging, as well as its context, is sometimes quite transformative of the artist's own work. This issue takes on an even more significant dimension if we consider the work of a digital nature - both from the point of view of theory and technology, this type of work inevitably creates new challenges from the point of view of its preservation and presentation and is without It is a question of the technical possibility of preserving its original identity, since the very devices on which its presentation depends are constantly evolving, significantly altering its formal nature.
The relation between the artist and the curator in the processes of visible existence of the work and their influence in the constant re-equation of a heritage, which in this case is the substance of the history of art itself, will be reflected in a process of artistic research and production that he himself is the result of a dynamic relationship with the curator - since this whole project finds or reinforces its meaning in the fact that the exhibition is curated.
The main focus of the idea of ??artistic heritage refers to the works of art itself - the history of art - material heritage, but not built - issues related to built heritage are not considered relevant in this area, since it would constitute an element of dispersion in the project and a deviation from its focus).